sábado, 2 de março de 2013

A escola é chata?

Depende para quem você pergunta?
Se você pensar como seria a resposta de um aluno que não tem muitos objetivos na vida, a escola deve ser chata demais, pois ele não verá o que fazer com as supostas ferramentas de aprendizado, tais como um visão crítica , o raciocínio lógico, a formação do carácter via socialização com seus colegas.

Se for a visão de um professor tradicional, a escola ela é um instrumento de formação do indivíduo, as regras , os conhecimentos fazem para da estrutura cognitiva a ser apropriada pelos estudantes durante a sua trajetória.
Você me perguntaria ? E os bons alunos? E os professores contemporâneos da tecnologia?

Essa resposta pode ser bem dualista , pode ser chata ou atraente, pode ser abstrata ou informativa, pode transformadora ou alienante.
Já estou me aproximando 70% da minha carreira profissional, e ainda não tenho um resposta pronta, o que tenho certeza que temos professores brilhantes tradicionais e não tradicionais, temos alunos são verdadeiros diamantes e tudo motiva cada vez mais a profissão de ser  professor.
----
O vídeo abaixo retrata uma nova tendência escolar , os alunos tecnológicos que trazem muitos desafios para nós educadores e pais.
Sejamos conscientes que essa etapa serão um paradigma complexo de muitas consequencias no espaço escolar e das famílias.



Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com.br


Maurício Munhoz é professor de Matemática da rede estadual de ensino do PR, especialista em
Mídias na Educação pela UFPR.

Nenhum comentário: