terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O que um bom aluno deve esperar de uma escola ruim?

    O enfrentamento da melhoria da educação tem sempre duas vertentes importantes no tocante a qualificação dos dois atores no processo de formação, que são eles:

  • A Escola
  • O aluno
O que seria uma boa escola ?

     Uma boa escola é uma instituição de ensino aberta, no qual as transformações do projeto político pedagógico passa por constantes transformações e é nítida o investimento que direção da escola faz no seu corpo discente.

Quais seriam esses investimentos?

    O investimento principal é nos agentes educacionais presentes na instituição, no qual vai desde os auxiliares de limpeza até os professores. Esse investimento, passa pela qualidade do trabalho .
Qual seria o conceito de qualidade do trabalho?

    O qualidade do trabalho inicia-se pela definição de metas e objetivos pelos gestores da escola, isso organiza o trabalho escolar de uma forma que garanta uma melhor qualidade nos serviços prestados a comunidade escolar.
    Um bom funcionário , além de querer um bom ambiente se sente motivado para realização das suas tarefas cotidianas se ouvido e principalmente se sente parte de uma estrutura tão complexa que é a escola.
    Já um professor deve se sentir capaz de realizar todas as suas propostas de trabalho e sinta-se apoiado pela instituição, esse apoio vai desde o acesso a recursos didático facilitadores de aprendizagem, que pode ser  um simples acesso a um bom quadro negro bem como ter disponíveis recursos tecnológico de qualidade .

 A questão salarial influência a qualidade do trabalho?

     Fica fácil responder, pense comigo..... não adianta ter um bom salário semr ter qualidade para desenvolver seu trabalho.
     A cobrança deve ser atrelada a qualidade geral do sistema, que vai desde a capacitação profissional, a valorização profissional baseada em um bom salario e melhores condições de trabalho .


 Em linhas gerais um bom aluno deve esperar de uma escola ruim  o compromisso dos educadores com a educação, mais ficará ciente  que ficará difícil qualquer trabalho pedagógico se uma qualidade de trabalho.
 Maurício Munhoz
Professor de Matemática / Especialista em Mídias na Educação .

Nenhum comentário: