terça-feira, 14 de agosto de 2012

Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha: Vídeo


Essa talvez seja uma das principais perguntas que na brincadeira diária poderíamos fazer. 

Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?



Pesquisando na web encontrei duas explicações bem interessantes:

A 1° do site da discoverybrasil  em parceria com a uol.


Texto:Ovo ou a galinha

Clique no LInk e assista o vídeo: 


A expressão "quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?" não é uma frase moderna, mas um dilema filosófico muito mais antigo do que crê a maioria. Todo mundo sabe que é a galinha quem põe o ovo, e que é o ovo que gera a galinha. Mas se entendermos a expressão como um círculo vicioso, ele servirá para despertar questionamentos existenciais. Pode existir A antes de B, se A depende de B para existir? 

Ao longo da história, numerosos filósofos desenvolveram sistemas teóricos a partir do binômio ovo-galinha. Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) já refletia sobre o tema; ele concluiu que tanto o ovo como a galinha sempre existiram. 

Para os criacionistas, Deus criou as aves juntamente com os demais animais. Portanto, a galinha teria sido a primeira a existir. Existem outras correntes teológicas mais próximas da ciência, como a evolução teísta. Ela afirma que Deus pode ter criado as galinhas por meio da evolução, a partir dos ovos.

No entanto, a análise do dilema "Ovo ou galinha?" não é exclusivo da filosofia ou da teologia; nem sequer da biologia. Este tipo de questionamento costuma se estender à aplicação de soluções para problemas macroeconômicos. Por exemplo, se a população teme uma queda na economia, começa a economizar. Ao gastar menos, a demanda é reduzida e a oferta aumenta - o que acaba levando a uma nova queda na economia.


Concluindo: a questão do ovo e da galinha é um problema muito maior do que qualquer fazendeiro poderia imaginar!
Outro  texto do jornal Gazeta do Povo

Texto:

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Enfim a resposta

O Texto

Um cientista, um filósofo e um avicultor acreditam ter descoberto a resposta para uma das perguntas mais intrigantes da humanidade: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? A resposta dada pelos pensadores e pelos granjeiros é que o ovo veio antes, de acordo com uma reportagem publicada, nesta sexta-feira, no "The Times". O argumento é que o material genético não se transforma durante a vida do animal, mas que a primeira ave que se transformou no que chamamos hoje de uma galinha, existiu primeiro como embrião no interior de um ovo............

Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com

Nenhum comentário: